sábado, 25 de dezembro de 2010

Em Fortaleza, Comunidade do Trilho realiza ato contra remoção

Em Fortaleza, Comunidade do Trilho realiza ato contra remoção

Enquanto muitos fortalezenses já começaram a contagem regressiva para a Copa de 2014, outros estão preocupados com toda a mudança que ela pode gerar. É o caso dos moradores da Comunidade do Trilho, localizada na rua Marechal Rondon em Fortaleza, que temendo terem suas casa demolidas, realizarão domingo (18) uma manifestação para mostrar as diversas atividades que existem na comunidade como o balé, Muay Tay, Projeto Parque do Cocó, Batucada Bate Lata, quadrilha junina, entre outras.

Segundo informa a Comunidade, o motivo da remoção das famílias seria a possível instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um projeto que pretende levar os turistas do porto do Mucuripe para o Castelão durante a Copa no Brasil.

De acordo com Maria da Paz, moradora da comunidade, por várias vezes, os moradores tentaram marcar audiências tanto com a Prefeitura como com os órgãos competentes, mas os pedidos foram negados. "A única coisa que nós queremos é saber se isso é verdade ou não, por que precisamos nos preparar", diz a moradora.

O que Maria da Paz defende é que, após tantos anos, a Comunidade do Trilho já tem vida própria. Lá, as pessoas têm acesso à escolas, hospitais, Centro Comunitário. Caso essas famílias forem mesmo removidas, isso trará um grande prejuízo, pois já existem casos de moradores que ficaram doentes ao serem afastados de seus familiares e amigos.

Uma vez construída uma vida coletiva, se faz necessário que estes tipos de projetos que impactam no cotidiano da Comunidade sejam devidamente consultados.

"Aqui na comunidade existem muitos idosos, pessoas que nasceram, cresceram e construíram famílias aqui. Se eles tiverem que sair da comunidade, podem até não resistir", afirma.

A preocupação dos moradores se acentuou por conta de uma notícia veiculada em jornal local que citava o projeto VLT previsto para acontecer dentro das ações de estruturação para a Copa do Mundo em 2014. Os moradores chegaram a procurar a Prefeitura Municipal, que afirmou não possuir nenhum projeto deste tipo.

A atividade que realizam no próximo domingo é uma forma de obter respostas concretas sobre o assunto.

Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário